A área de mídia digital out of home é uma das que mais cresce entre as vertentes do mercado de mídia e publicidade. Devido às suas particularidades, são inúmeras as possibilidades de locais para instalar as telas, atingindo públicos específicos que têm interesses completamente diferentes.

Bem localizadas e com grande fluxo de pessoas durante todo o dia, as casas lotéricas são uma das aplicações de MDOOH mais comuns no Brasil. Por geralmente terem filas para o atendimento, o público é muito impactado pelos anúncios. Este é o espaço ideal para anúncios de comércio local, por conta das particularidades do público que frequenta o espaço.

Os anúncios em telas dentro de lotéricas são regulados pela Caixa Econômica Federal (CEF), que exige 50% da grade para conteúdo institucional. Os outros 50% podem ser utilizados para vender anúncios. Uma dica para atrair a atenção do público é exibir os resultados dos jogos através das chamadas “molduras”, ou seja, reservar uma área da tela para exibição dos resultados dos jogos, sem consumir espaço na grade de programação.

Academias

Espaço ideal para anúncios de produtos na área de saúde e beleza, geralmente mirando um público mais jovem, na faixa entre 18 e 40 anos. Uma academia de porte médio tem uma circulação diária de 400 a 800 clientes, sendo que as maiores ultrapassam os três dígitos de visitantes por dia.

O local ideal para a instalação é próximo à recepção ou em locais em que as pessoas ficam mais tempo, como a área de esteiras e bicicletas ergométricas.

Além dos anúncios, é interessante investir em conteúdo de qualidade na área de saúde, com notícias e dicas práticas para o momento do exercício e maneiras de levar uma vida saudável.

Ônibus urbanos

Mídia embarcada é uma das aplicações de MDOOH com maior potencial para efetividade do anúncio. São em média 20 minutos de deslocamentos diários em que a pessoa não tem muitas opções do que fazer, sendo facilmente atraída pela tela. Mas é preciso sempre cuidar com a programação, já que geralmente são as mesmas pessoas que pegam o mesmo ônibus diariamente. É importante investir em conteúdo de entretenimento e informação com muitas atualizações diárias para não tornar a programação cansativa.

Apesar de ser uma operação interessante, requer alguns cuidados com relação ao equipamento, já que ele deverá ser resistente à vibração do veículo e às variações elétricas no momento da partida do motor, além de estar exposto a temperaturas elevadas em horário de sol mais forte.

Como os veículos circulam majoritariamente durante o dia, é importante que a equipe de manutenção tenha a flexibilidade de fazer os possíveis reparos durante o período noturno e durante a madrugada, quando os carros estão estacionados na garagem.

Salão de beleza

Espaço ideal para a veiculação de anúncios de beleza, principalmente para o público feminino. Costumam não ter uma circulação diária tão grande, mas a espera forçada é de, em média, 1 hora. Neste tipo de operação, é sempre interessante tentar instalar a tela em local que os clientes em atendimento possam visualizar o conteúdo.

Pelo longo período de permanência no local, também requer atenção especial para a programação, alternando anúncios com dicas de beleza, saúde e moda.

Elevadores

É uma das mais conhecidas aplicações de MDOOH. No início, aparecia apenas em elevadores de prédios comerciais, mas já não é incomum ver telas instaladas em edifícios residenciais, sendo que algumas empresas atuam exclusivamente neste segmento.

Assim como a mídia embarcada em frota de ônibus, requer atenção especial para o hardware utilizado, já que está sujeito a trepidações durante os trajetos. Também é interessante que o equipamento utilizado conte com atualização wi-fi, pois a instalação de cabos de rede é muito complicada.

Hotéis e resorts

Hotéis e resorts contam com grande circulação diária de pessoas e com um  público que se repete muito pouco. Por isso, é uma das aplicações de MDOOHque menos exige uma atualização diária dos conteúdos.

É o ambiente ideal para a divulgação de atrações turísticas e pontos de interesse da cidade, restaurantes e outros serviços relacionados ao turismo. Alguns operadores, inclusive, chegam a criar canais de TV com programação exibida nos quartos dos hóspedes.

Cartórios

Cartórios geralmente estão lotados, com demora média de 10 a 30 minutos para o atendimento. Também têm público que pouco se repete, como nos hotéis.

Como pode ser usado para o controle de fila, a negociação com o dono do estabelecimento é facilitada. E esse também é um motivo que aumenta o impacto dos anúncios neste tipo de ambiente. O público olhará para a tela várias vezes durante a espera para saber o número da senha chamada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *