Sabemos que a principal questão que determina a escolha do tamanho da tela é o preço, certo? Seria ótimo poder usar uma tela de 60 milhões de dólares para todos nosso projetos, não é mesmo?

tela score

Porém, se por um lado a limitação do tamanho é o preço, por outro lado temos que prestar atenção em 3 questões (além do espaço físico do ambiente) para não sub-dimensionar as telas e comprometer o entendimento da mensagem e, consequentemente, a eficiência do sistema.

  • Qual é o tipo de conteúdo exibido?

Aqui deverá ser levado em conta qual é o tipo de conteúdo predominante que será exibido nas telas. Se a maioria das mídias forem apenas vídeos sem texto nenhum, então a tela pode ser menor, sempre levando em conta que quanto maior for a tela, mais atenção ela irá atrair.

Estes conteúdos sem texto são mais utilizados em pontos de vendas ou vitrines digitais, mostrando os produtos da loja, para chamar a atenção do consumidor. Outro exemplo são as telas nas entradas dos cinemas, exibindo os trailers dos filmes:

tela cinema

Já empresas de digital signage que vendem anúncios em suas telas, geralmente possuem uma programação com conteúdos cheios de textos, pois é necessário disponibilizar informações relevantes ao espectador, como notícias atualizadas e previsão do tempo, assim como as chamadas para ações nos anúncios vendidos, como telefone para contato ou endereço da loja.

Nestes casos, devemos prosseguir para a próxima pergunta:

  • Qual a distância de visualização?

No post “3 erros técnicos no seu conteúdo de mídia indoor”, um dos aspectos que abordamos foi sobre o tamanho que a fonte precisa ter para o espectador conseguir ler a mensagem, levando em conta a distância que ele estará da tela.

A fórmula é bem simples:

EQ1

A distância do observador em metros dividido por 0,4 é igual ao tamanho que a fonte precisa ter na TV em milímetros. Porém esta regra é usada na hora de produzir o conteúdo, para considerar o tamanho mínimo de qualquer texto na tela, independente do tamanho da tela.

Agora, precisamos de uma fórmula para saber escolher o tamanho ideal da tela baseada apenas na distância de visualização do espectador. Neste caso, a fórmula mais utilizada em sinalização digital é a mesma utilizada em telas de projeção.

Para cada 8 pés de distância de visualização, a tela precisa ter uma altura de 1 pé. Esta regra é conhecida como “1-8”. Em casos onde o conteúdo contém planilhas ou diagramas com várias informações, geralmente é usada a regra “1-6”, e em locais espaçosos como auditório e igrejas, utiliza-se a regra “1-10”.

Vamos adequar esta regra para a nossa realidade:

A grande maioria dos televisores atuais têm aspect ratio de 16:9, isto significa que a altura da tela é “2,04” vezes menor que a sua diagonal, ou seja o tamanho especificado da tela. Podemos arredondar este valor para “2”. Um pé equivale a 0,305 metros, ou um metro equivale a 3,28 pés. Um pé equivale a 12 polegadas.

Juntando todos estes dados e fazendo alguns arredondamentos, temos a seguinte fórmula:

EQ2

Assim, se o observador estiver a 2 metros de distância, a tela deve ser maior que 20 polegadas, se estiver a 4 metros de distância, maior que 40’’ e assim por diante.

Aplicando está regra, e posteriormente a regra do tamanho mínimo da fonte na tela na hora de produzir o conteúdo, não há dúvida que sua mensagem será bem compreendida pelo espectador.

  • O conteúdo será exibido em full screen?

O último detalhe em que precisamos nos atentar é se o vídeo será exibido em fullscreen, ou seja, se ele ocupará toda a área da tela.

Em mídia digital out of home é muito comum utilizar uma parte da área da tela para mostrar outras informações para chamar a atenção do espectador. Estas áreas são conhecidas como molduras:

moldura

Este é um recurso muito interessante, mas ao utilizá-lo a área em que o vídeo principal será exibido é reduzida:

molduras

No exemplo acima, em uma tela de 55’’ é utilizado 42’’ para o vídeo. Portanto, ao utilizar a fórmula mostrada no item anterior, é necessário considerar a área de exibição interior para determinar o tamanho da tela.

Do mesmo modo, na hora de produzir o vídeo, não podemos esquecer que ele será reduzido na tela por causa da moldura. Assim, deve-se considerar esta redução para determinar o tamanho das fontes.

Com essas dicas, você já está preparado para determinar o tamanho de tela certo de indoor mídia em seus projetos para que sua mensagem seja corretamente visualizada pelo espectador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *